Origem dos Jogos Olímpicos e seu impacto na saúde

Conheça mais sobre a origem dos Jogos Olímpicos e sua influência na prática esportiva e na saúde da população

05.08.2024

Alguns relatos mitológicos atribuem a Zeus (deus supremo dos gregos) o início dos Jogos Olímpicos para comemorar sua vitória sobre outro deus. Para os gregos, o esporte, ter um corpo saudável e manter um espírito competitivo eram uma grande parte da educação e cultura grega. Mulheres eram proibidas de participar nesta época. Após, no Império Romano, os jogos foram proibidos durante um tempo e a primeira Olimpíada moderna foi realizada em Atenas, na Grécia, em 1896, em homenagem aos criadores do evento.

Em meio a várias versões, os Jogos Olímpicos teriam nascido a fim de utilizar o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união e do respeito. Segundo o Estatuto Olímpico, “O propósito do Olimpismo é colocar o esporte a serviço do desenvolvimento harmonioso da humanidade, promovendo uma sociedade pacífica e preocupada com a preservação da dignidade humana”.

O envolvimento cada vez maior das pessoas com os jogos é um convite para a relevância da prática de atividade física e seu impacto significativo na prevenção de doenças, promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida. A prática de atividade física é importante em todas as fases de vida e contribui para o controle do peso, diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres e também de doenças crônicas.

O Ministério da Saúde disponibiliza, gratuitamente, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que aborda a atividade física em todos os ciclos de vida – crianças, adolescentes, adultos e idosos, – em algumas condições – gestantes e pessoas com deficiência. Também são esclarecidos alguns conceitos importantes como o de atividade física e de seus domínios, o de exercício físico e o de comportamento sedentário.

Fonte: Ascom/Cofen (com informações da National Geographic e Ministério da Saúde)

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais