Cérebro de Maguila, ex-boxeador, será doado para estudos na USP

Cérebro de Maguila está no banco de cérebros da USP, onde também estão os cérebros de Eder Jofre e Belini. Ex-boxeador morreu na quinta (24), em São Paulo, por complicações da demência pugilística. Despedida acontece nesta sexta (25), na Assembleia Legislativa.

25.10.2024

Foto do rosto de Maguila em preto e brando do lado esquerdo e foto do salão da Assesmbléia Legislativa de Saão Paulo do lado direito
O ídolo do boxe brasileiro morreu na quinta-feira (24) por complicações da demência pugilística

A família de Maguila disse que atendeu ao desejo do ex-boxeador e também concordou em doar o cérebro dele para estudos na Universidade de São Paulo (USP).

“Resolvemos até em vida mesmo a doação do cérebro dele para estudos por conta da doença. Fizemos isso ontem”, disse Irani Pinheiro, viúva do ídolo do boxe nacional. A declaração foi feita nesta sexta-feira (25) na coletiva de imprensa dada durante o velório do ex-pugilista na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Zona Sul da capital paulista.

De acordo com os familiares, o cérebro de Maguila irá para o banco de cérebros da USP, onde já estão os cérebros do ex-boxeador Eder Jofre e do ex-jogador da seleção Bellini.

A esposa e dois filhos de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, acompanham o velório do ex-boxeador nesta sexta-feira (25) na A cerimônia começou às 8h é aberta ao público. Ela deverá ser encerrada por volta das 12h.

O ídolo do boxe brasileiro morreu na quinta-feira (24) por complicações da demência pugilística, doença incurável que o acometia. Em 2013, ele havia sido diagnosticado com a doença degenerativa, também conhecida por Encefalopatia Traumática Crônica (ETC).

Maguila tinha 66 anos e deixa esposa e três filhos (Edimilson Lima dos Santos, Adenilson Lima dos Santos e Adilson Rodrigues Júnior, conhecido como Júnior Ahzura). Adenilson, o filho mais velho, e Júnior, o mais novo, estavam acompanhando no velório.

O enterro do ex-boxeador também ocorrerá nesta sexta em São Caetano. A cerimônia de despedida, entre 14h e 16h, será restrita a parentes e amigos do multicampeão de pugilismo pelo Brasil.

Confira a íntegra da matéria.

Fonte: G1 - editada

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais