Secretária de Vigilância do MS, Ethel Maciel, e Dorinaldo Malafaia visitam Plenário do Cofen
Encontro teve como objetivo reforçar os laços institucionais, além de discutir estratégias para o fortalecimento Enfemragem e da saúde pública no Brasil
09.12.2024
Na manhã desta segunda-feira (9), durante a 572ª Reunião Ordinária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o plenário recebeu a visita da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, e do deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), enfermeiro e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina. O encontro teve como objetivo reforçar os laços institucionais, além de discutir estratégias para o fortalecimento da Enfermagem e da saúde pública no Brasil.
Segundo o presidente do Cofen, Manoel Neri, a colaboração institucional é essencial para avançar na melhoria da saúde em todo o país, especialmente em áreas de difícil acesso. “O Cofen está à disposição para atuar em conjunto com o Ministério da Saúde e o Congresso, sempre com foco no fortalecimento do SUS e na valorização dos profissionais de Enfermagem, que são essenciais para garantir a qualidade no atendimento à saúde pública”, disse.
Ethel Maciel destacou a necessidade de fortalecer a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância da vacinação para a prevenção de doenças, ressaltando ainda a relevância de garantir o acesso à saúde em todas as regiões do país. “É fundamental que, juntos, possamos criar políticas públicas que atendam às necessidades da população, especialmente nas áreas mais remotas, com maior dificuldade de acesso a serviços de saúde. O Cofen, enquanto órgão representativo da classe de Enfermagem, tem papel estratégico nesse processo”, afirmou a secretária.
A secretária também mencionou sobre a emenda de R$ 2 bilhões, articulada pelo deputado Dorinaldo Malafaia, um dos responsáveis pela defesa, na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados, para ações de vigilância em saúde no Brasil. “Esse valor beneficiará mais de 11 mil salas de vacinação em todo o país, muitas das quais estão em condições precárias e necessitam de reformas, melhorias na infraestrutura e novos equipamentos. Esse financiamento será essencial para melhorar essas condições”, evidenciou Ethel.
Na ocasião, Ethel entregou ao presidente do Cofen o Plano de Ação para Redução da Dengue e outras Arboviroses, com o objetivo de diminuir os números de casos e óbitos por dengue, chikungunya, Zika e oropouche no próximo período sazonal no Brasil. O documento foi elaborado com a participação de pesquisadores, gestores e técnicos dos estados e municípios, além de profissionais de saúde que atuam diretamente nas comunidades e conhecem de perto os desafios em cada região do país, com especial atenção às áreas de maior vulnerabilidade social.
O deputado Dorinaldo Malafaia ressaltou a relevância da Frente Parlamentar em Defesa da Vacina e das comissões das quais participa, como as de Saúde, Povos Originários e Amazônia, e Desenvolvimento Regional. “Nosso trabalho no Congresso é garantir que as políticas públicas de saúde, incluindo as campanhas de vacinação, cheguem a todas as regiões do Brasil”, afirmou.
Fonte: Ascom/Cofen