Cofen cria grupo de trabalho para regulamentar Enfermagem marítima e offshore

Enfermagem Marítima e Offshore é uma área especializada, voltada para a prestação de cuidados em ambientes marítimos e plataformas de exploração de petróleo e gás, também conhecidas como unidades offshore

21.01.2025

Plenário do Cofen
Iniciativa visa a expansão e a adequação da atuação profissional em setores específicos e de alta complexidade

O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou, nesta segunda-feira (20), durante a 573ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP), a criação de um Grupo de Trabalho (GT) estabelecido pela Portaria Cofen nº 27/2025, voltado para o estudo e a propositura de regulamentações e atualizações nas atividades na área de Enfermagem Marítima e Offshore. A iniciativa visa a expansão e a adequação da atuação profissional em setores específicos e de alta complexidade.

A Enfermagem Marítima e Offshores é uma área especializada dentro da Enfermagem, voltada para a prestação de cuidados em ambientes marítimos e plataformas de exploração de petróleo e gás, também conhecidas como unidades offshore. Esses profissionais são responsáveis por garantir a assistência à saúde em contextos isolados, de alto risco e com limitações estruturais. Entre as principais atividades desempenhadas pelos enfermeiros que atuam nessa área estão o atendimento a emergências e traumas, a promoção de saúde e prevenção de doenças, a gestão de recursos e insumos em ambientes remotos e a atuação integrada com equipes multiprofissionais, como médicos e engenheiros de segurança.

Devido às condições de trabalho em alto-mar, como o isolamento geográfico e a exposição a situações de risco, os enfermeiros que atuam nessa área precisam de formação especializada e treinamentos específicos para lidar com situações de urgência e emergência, além de conhecimentos em segurança ocupacional e normas internacionais. 

Para o coordenador do GT, Sérgio Dias Martuchi, a Enfermagem marítima e offshore é uma área de atuação que exige muita preparação e adaptação dos profissionais. “Este grupo de trabalho será fundamental para trazer mais organização e segurança para quem já atua e para aqueles que desejam ingressar nesse segmento. Nosso objetivo é estabelecer normas claras e atualizadas que garantam não apenas a segurança dos profissionais, mas também a excelência no atendimento à saúde em ambientes tão desafiadores”, afirma.

Composição do GT:

Enfermeiro Sérgio Dias Martuchi – Coordenador 

Enfermeiro Carlos Eduardo Vidal da Silva – Membro

Enfermeira Aline Queiroz da Silva – Membro

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais