Cofen reúne-se com Sinsaúde-SP e amplia cooperação em defesa da Enfermagem

Representantes das entidades participaram do podcast “Mexeu com Você, Mexeu Comigo”, ampliando debate sobre direitos com a categoria

04.04.2025

A capacitação contínua e o reconhecimento dos auxiliares e técnicos de Enfermagem são prioridade para o conselho.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) visitou a sede do Sindicato de Saúde de São Paulo (Sinsaúde SP)  para conhecer as instalações e discutir a cooperação entre as entidades. Em reunião conjunta com a Força Sindical, os representantes reforçaram a importância do trabalho coletivo para alcançar avanços significativos em políticas públicas e direitos trabalhistas, como a jornada de 30 horas, que busca melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais.

O presidente do Sinsaúde SP, Jefferson Caproni, destacou os processos judiciais coletivos em que o sindicato ingressou em defesa dos profissionais, a maioria já com decisão favorável à Enfermagem. Essas ações coletivas tratam de questões como insalubridade, adicional noturno e demissões em massa, direitos que ainda contam com alta incidência de descumprimento.

Manoel Neri, presidente do Cofen, destacou o empenho em prol da Enfermagem. “Estamos aqui para fortalecer a parceria com o Sinsaúde-SP, sabendo que a qualificação e o reconhecimento da categoria são pilares fundamentais para o fortalecimento do SUS e para garantir uma assistência de qualidade à população”, afirmou.

Como parte da visita, Manoel Neri e Daniel Menezes, vice-presidente do Cofen, acompanharam Caproni no Podcast “Mexeu com Você, Mexeu Comigo”, apresentado pelo jornalista Agostinho Teixeira. O programa foi realizado no estúdio do Sinsaúde-SP e abordou temas relevantes relacionados à saúde, à valorização dos profissionais de Enfermagem e às ações desenvolvidas pelo Sindicato e pelo Cofen, ampliando o diálogo com os trabalhadores e levando informações importantes à base sindical.

Durante a conversa, Daniel Menezes frisou o comprometimento em oferecer suporte para projetos que elevem a formação dos profissionais, e que a capacitação contínua e o reconhecimento dos auxiliares e técnicos de Enfermagem são prioridade para o conselho.

Em visita, os integrantes da autarquia também conheceram os serviços oferecidos pelo sindicato nas áreas jurídica trabalhista, previdenciária, médica e de reabilitação. Além disso, presenciaram o funcionamento dos setores de revisão de homologação, denúncias e controladoria.

Visita guiada apresentou todos os setores do sindicato

Inaugurado recentemente, o setor de saúde ocupacional do Sinsaúde-SP inclui atendimentos individualizados para os trabalhadores, como ginecologista, clínico geral, sala de telemedicina com diversas especialidades e consulta odontológica de pronto atendimento. Durante o evento Caproni, destacou a importância do atendimento ginecológico, enfatizando que esta é uma das principais necessidades das trabalhadoras da saúde. 

“A ginecologia é um gargalo para nossas trabalhadoras, que entregam saúde à população, mas muitas vezes não têm acesso à saúde para si mesmas. Cerca de 90% da nossa base é composta por mulheres, e precisamos tratar este assunto com seriedade. Muitas trabalhadoras adoecem no local de trabalho e não recebem a devida atenção, o que resulta em atrasos no diagnóstico de condições graves. Por isso, apostamos fortemente no programa Saúde da Mulher no Sinsaude-SP, com o objetivo de oferecer assistência especializada e garantir qualidade de vida para nossas profissionais.”

Ao cabo da reunião, foi anunciada a colaboração do Cofen na Semana de Enfermagem organizada pelo Sinsaúde-SP, buscando desenvolver ações que impactam diretamente na vida dos trabalhadores de saúde.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais