Nota de Pesar – Enfermeira Vilma de Carvalho

Neste momento de luto, o Cofen se solidariza com os familiares, amigos, colegas e toda a comunidade acadêmica, reconhecendo a grandiosidade de sua contribuição para o pensamento e a prática da Enfermagem no Brasil

21.04.2025

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifesta profundo pesar pelo falecimento da Profa. Vilma de Carvalho, ocorrido nesta segunda-feira, 21, aos 93 anos, em Lisboa (Portugal). Professora titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), Vilma foi uma das mais respeitadas referências da Enfermagem brasileira, reconhecida por sua sólida formação como enfermeira e filósofa, além de seu legado como pensadora ética e epistemológica da profissão.

Graduada em Enfermagem pela UFRJ e em Filosofia pela UERJ, com pós-graduação na Wayne State University, dedicou-se por décadas ao ensino, à pesquisa e à formação de profissionais comprometidos com um cuidar crítico, sensível e transformador. Coordenou importantes mudanças no currículo da graduação em Enfermagem da EEAN, foi diretora da instituição entre 1986 e 1989 e atuou em momentos decisivos da saúde pública, como na reabertura do Hospital Escola São Francisco de Assis, em 1988. É autora de obras fundamentais, como “Lex Art: a arte de cuidar”, marco na reflexão sobre o cuidado como ato ético, estético e político.

Neste momento de luto, o Cofen se solidariza com os familiares, amigos, colegas e toda a comunidade acadêmica, reconhecendo a grandiosidade de sua contribuição para o pensamento e a prática da Enfermagem no Brasil. Que sua memória permaneça como inspiração para as futuras gerações de profissionais comprometidos com uma Enfermagem mais humana, crítica e transformadora.

 

Conselho Federal de Enfermagem

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais