MuNEAN participa da Festa de Arte e Identidade, no Pelourinho

Com foco na literatura negra infanto-juvenil, segunda edição do evento aconteceu na última semana, em Salvador

03.05.2022

Crianças aprendem brincando sobre importância da afrodescendência na Enfermagem

O Museu Nacional de Enfermagem do Cofen (MuNEAN) participou da segunda edição da Festa de Arte e Identidade, voltada para a literatura negra infanto-juvenil, na semana passada (25 a 29/4), com uma programação especial. Atividades lúdicas com bonecos de panos, fotografias, vídeos, um livro em tecido e dinâmicas narraram a participação dos afrodescendentes da Enfermagem brasileira, com mediação de Jéssica Santos e André Bispo.

Aa escolas municipais João Lino e União Comunitária e os colégios estaduais Deputado Herculano Menezes, Ypiranga,  Alípio Franca, Raymundo Matta e Alfredo Magalhães participaram da iniciativa.

Para os adolescentes foram utilizadas dinâmicas, instigando-os a refletir e dar respostas sobre a importância da participação de Anna Nery e dos povos negros na luta-armada. A programação infantil mergulhou no lúdico, com contações de histórias.

A História do Cuidar – Participantes fizeram uma viagem no tempo, por meio de imagens coloridas e objetos relacionados às contribuições dos afrodescendentes no Brasil. Ouviram a história dos costumes, dos trabalhos realizados e de pessoas que cuidavam de outras, fortalecendo a compreensão do papel dos negros na sociedade e das contribuições que deixaram para a Enfermagem moderna.

A contação de história – Anna Nery – Narrativa da história da patrona da enfermagem no Brasil,  usando um livro em tecido, com bonecos, cavalos e casas coloridas. Crianças de 7 a 10 anos aprenderam, brincando, sobre a importância dessa mulher baiana, que participou de uma guerra – Guerra do Paraguai – cuidando das pessoas feridas. E perceberam que nessa luta estiveram presentes homens e mulheres negras, fortes e corajosas, que usaram dos conhecimentos ancestrais para salvar vidas ao tempo que buscavam pela sua liberdade.

Visite o Museu – O museu, criado e mantido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), integra o conjunto de instituições culturais do centro histórico da capital baiana, reúne e preserva a história da profissão e dos Conselhos Federal e Regionais da Enfermagem. A serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, o MuNEAN volta-se, também, à pesquisa dos testemunhos materiais e seu entorno promovendo reflexões sobre a Enfermagem e as práticas em Saúde. Além do acervo fixo, são organizadas exposições temporárias e temáticas. O Espaço conta também com uma sala multiuso. Maiores informações podem ser acessadas nas redes sociais: Museu Nacional de Enfermagem (facebook), @munean_oficial (instagram).

Serviço: 

Agendamentos de grupos através do e-mail:muneanagendamento@cofen.gov.br

Horário

  • Segunda das 12:00 às 16:45hs.
  • Terça a sexta das 10:00 às 16:45hs.
  • Sábado das 10:00h às 12:45h.
Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais