Cofen participa de live sobre o Suporte Intermediário de Vida

Na mesa-redonda, composta por profissionais da Enfermagem, foram discutidos os principais problemas do atendimento ao paciente em estado crítico

25.05.2022

Live buscou ressaltar a importância da SIV no exercício da Enfermagem

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Conselho Federal de Enfermagem (Conue/Cofen), representada pelo coordenador Eduardo Souza, participou de uma live nesta terça-feira (24) organizada pelo Conselho Regional do Rio Grande do Sul (Coren-RS). O tema abordado foi o Suporte Intermediário de Vida (SIV). 

Na mesa-redonda composta por Eduardo, pela conselheira do Coren-RS, Rosane Mortari, e pelos auxiliares de Enfermagem Luiz Moraes e Ana Carla Bohn, foi debatida a importância da Resolução Cofen nº 688/2022 que regulamenta o SIV no atendimento pré-hospitalar (APH), visando a melhora da assistência aos pacientes críticos. 

“A rede de urgência e emergência sofre vários danos e uma ausência grande de gestão atuante”, diz o coordenador Eduardo.

As unidades de Suporte Intermediário devem contar com dois profissionais enfermeiros ou um enfermeiro acompanhado de um técnico de Enfermagem, além do condutor da ambulância. A conselheira Rosane Mortari pontua que no Brasil já existem profissionais capazes de atuar nestas práticas avançadas: “Já conseguimos afirmar que é possível, necessário e que temos profissionais para fazer isso”.

Além disso, o SIV pretende acabar com a alta responsabilidade exigida aos profissionais da Enfermagem na falta de médicos. “Os gestores estão expondo os técnicos e auxiliares de Enfermagem com contratos frágeis, sem vínculos com a instituição, e dando competências que não são de suas responsabilidades, fazendo com que assumam o risco e perigo da ilegalidade”, reforça Eduardo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais